quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A vitória da vida

No Evangelho deste final de semana, (Lc 9, 28b-36), segundo domingo da quaresma, temos o conhecido relato da transfiguração do Senhor. Se compararmos as narrativas de São Marcos e São Mateus, percebemos que estes situam o episódio no sexto dia, enquanto São Lucas, no oitavo. Não o fazem porque tiveram informações diferentes, mas porque olham de maneira diversa o significado do episódio. O sexto dia lembra o dia da criação do homem: é certamente no contexto da criação de nova humanidade que os evangelistas querem entender a transfiguração. O “mais ou menos” oitavo dia de Lucas mostra que ele conhecia o texto de Marcos, mas queria lembrar o oitavo dia, o começo da nova criação do universo. Depois do descanso do sétimo, é novamente o primeiro dia, o dia da ressurreição de Jesus com seu significado cósmico e até ecológico.
Na Montanha - Jesus leva à montanha Pedro, Tiago e João. Pedro é aquele que, logo após afirmar ser Jesus o Messias, não admitiu que pudesse ser um Messias sofredor, humilhado pelos poderosos. Tiago e João pediram a Jesus os primeiros lugares na sua glória ou poder e provocaram a discussão sobre qual o maior entre os doze. Os três precisam de boa lição e por isso são levados à montanha, sozinhos, à parte, ao encontro com Deus. A conversa de Jesus com Moisés e Elias, representantes das Escrituras do antigo Testamento, então divididas em Lei de Moisés e Profetas. Conversavam sobre a paixão de Jesus que deveria ocorrer em Jerusalém. Enquanto isso os discípulos cairam no sono.
Deus Confirma - A voz de Deus é fundamental. “O meu filho, o eleito escutai-o!”. A nuvem, a sombra e também o medo de ver Deus lembram a presença divina na manifestação do monte Sinai. Quem eles agora devem ouvir é Jesus, a voz da nova aliança, que eles não eram capazes nem tinham o desejo de ouvir quando anunciava a própria morte. Pedro parece querer pôr Jesus em pé de igualdade com os representantes do antigo testamento. Propõe fazer uma tenda para cada um, a fim de que os três se estabeleçam e fiquem ali. No final, Jesus se encontra só: ele sozinho resume toda a Escritura. É preciso descer a montanha e encarar a realidade. A transfiguração é apenas o sinal futuro da vitória da vida sobre a morte. A propósito, o que estamos fazendo para transformar as situações de dor e morte que vivemos?
ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS – Neste final de semana acontece a 114ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas em Caraá, município próximo a Santo Antonio da Patrulha. Uma devoção que chegou até nossa diocese através dos imigrantes italianos e atraí multidões ao local sempre no último final de semana do mês de fevereiro. As missas acontecem de suas em suas horas de sábado até domingo e a missa solene com procissão é presidida por Dom Jaime, bispo diocesano, às 15h de domingo. Para quem não conhece este local e esta devoção é uma boa oportunidade. Nossa Senhora das Lágrimas, no Caraá e Nossa Senhora de Lourdes em Dom Pedro de Alcântara são os dois locais de peregrinação e romaria de nossa diocese.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mudanças na lei da adoção e Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

O "Revista Maristela" de número 839, recebeu no primeiro quadro de entrevistas a advogada Dra. Rosi Pinho, falando sobre a lei 12.010 de 03 de agosto de 2009 1ue fala sobre a mudança na lei de adoção. Ela ressaltou que a preocupação da lei é com a vida e o bem estar das crianças e em função disso que as alterações foram feitas. Nossa segunda pauta, veio com a Irmã Tereza Giacomini, Presidente do hospital Nossa Senhora dos Navegantes, que completou hoje 56 anos de serviços prestados a comunidade de Torres e região. Falou também das melhorias conquistadas e dos projetos futuros com as reformas e a implantação da oncologia.
Você já pensou em adotar um filho?
E o nosso Hospital Nossa Senhora dos Navegantes?
Deixe aqui seu recado.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

As Tentações

No Evangelho deste final de semana, (Lc 4, 1-13), primeiro domingo da quaresma, Jesus começa a sua missão com uma “Quaresma”, 40 dias de provação e jejum. É só um ensaio e uma amostra. As forças do mal continuam lutando contra ele durante toda a sua vida e missão A “Quaresma” de Jesus se espelha nos 40 anos do êxodo, os 40 anos em que o povo de Deus viveu acampado no deserto, mudando de um lugar para outro em busca da terra prometida. O deserto e as tentações se assemelham. Conforme, Pe. Luiz Gonzaga de Prado na revista Vida Pastoral Jan/fev 2010, podemos, perceber um paralelo entre as tentações dos hebreus acampados no deserto, as tentações de Jesus e as tentações de hoje.
TENTAÇÕES DOS HEBREUS - Fome: Pedem pão, pedem carne, lembram as cebolas do Egito. Idolatria: Ajuntam seus objetos de ouro para fazer um bezerro de ouro e adorá-lo. Moisés cai na tentação e pergunta: “Será que Deus pode fazer brotar água desta pedra?”.
TENTAÇÕES DE JESUS - Fome: “Manda que esta pedra se transforme em pão!”. Poder: “Toda essa riqueza será tua se te prostrares para me adorar!”. Providencialismo: “Joga-te daqui a baixo que Deus mandará seus anjos te carregarem!”.
TENTAÇÕES DE HOJE - Consumismo. Poder, riqueza, aparência: “Em política e em negócios só não vale perder!”. Religião de curas: “Joga fora esses remédios que Jesus vai te curar!”.
Em outras passagens do evangelho percebemos a volta dessas tentações e a reação de Jesus. Quando, diante do entusiasmo da multidão por causa de suas curas, ele se retira para a montanha em oração, indicando que não quer ser simples curandeiro. Quando diz que não tem sequer uma pedra onde reclinar a cabeça, está falando de uma vitória contra a tentação do consumismo e do conforto. Quando, critica os ricos e a riqueza, e a última provação, corajosamente vencida, foi, sem dúvida, a morte de cruz. A propósito, como vencer as tentações e fazer uma boa preparação para a páscoa?

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Economia e Vida

Começamos hoje mais um tempo de quaresma e Campanha da Fraternidade. A quaresma é quarenta dias de preparação para a festa da Páscoa e a Campanha da Fraternidade neste mesmo período estuda, reza, reflete e aprofunda um tema onde a exigência julga-se maior. Neste ano, de forma ecumênica, o convite para reflexão é sobre economia e vida, como o lema: "vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". O objetivo geral é "colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão". Nossas celebrações, cantos, encontros de grupos de famílias, nos ajudarão a melhor refletir sobre isso ao longo desta quaresma.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Volta as aulas

O "Revista Maristela" de número 832, recebeu a visita da diretora do Colégio São Domingos de Torres, Irmã Maria do Socorro, falando sobre a volta as aulas. Ela falou da preocupação da escola na formação dos professores e no espaço físico que possibilite a formação integral dos alunos. Desde o dia 10 de fevereiro os professores já estão trabalhando e nesta terça feira partem para Curitiba num encontro que reúne todos os professores da rede para formação e troca de esperiências.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dia Mundial do Enfermo


O "Revista Maristela" de número 830, recebeu em sua única pauta de entrevistas a visita da enfermeira Luciana Bandeira Alves Schimidtt, falando sobre os cuidados para com as pessoas doentes. Ela salientou a importância da atenção e do carinho no processo de recuperação dos doentes. Disse também que os profissionais da saúde precisam gostar muito desse trabalho, pois é muito mais que profissão, é gosto, é vocação.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Caminhoneiros e Dengue

O "Revista Maristela" de número 828, recebeu a visita do presidente do sindicato dos caminhoneiros de Três Cachoeiras, e vereador naquele município, Nestor Quartinho falando do trabalho do sindicato, das conquistas e lutas da classe. Nossa segunda pauta, veio com a coordenadora da vigilância ambiental, veterinária Carmem Regina Vieira que falou sobre a dengue. Com o aumento da temperatura a preocupação fica maior e todo cuidado faz-se necessário. Torres conta com um grupo que incansavelmente passa de casa em casa orientando e ensinando a população a tomar todas as precauções.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Projeto de Esgoto na Vila São João e Erosão Dentária

O "Revista Maristela" de número 827, recebeu a visita do vereador José Ivan Pereira, que falou sobre a assinatura de projeto para tratamento de esgoto na vila São João. José Ivan, falou também do projeto ambicioso da adminstração municipal de ter na cidade 100 por cento de esgoto tratado até o final da atual administração. Nossa segunda pauta veio com o Dr. André Luís Torre Dambros, cirurgião dentista que falou sobre erosão dentária. Esta é a perda da estrutura química do dente devido à dissolução por ácidos que não são de origem bacteriana. É é a mais comum das doenças crónicas entre os 5 e 17 anos. A erosão é encontrada inicialmente no esmalte ou pode proceder à dentina subjacente. Uma das principais causas é o tipo de bebidas e alimentos que são consumidos. Açúcares consumidos transformam-se em ácido e retiram a proteção do esmalte de dentes, facilitando uma eventual erosão.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Começou o Mutirão de Comunicação

O Mutirão Latino americano e Caribenho de comunicação começou ontem com a presença de inúmeras autoridades e um grande número de participantes, vindos de 37 países da América Latina e Caribe. A solenidade de abertura aconteceu por volta das 19h, com a apresentação de um grupo de flautas da Vila Mapa, periferia de Porto Alegre e logo após, Dom Dadeus Grings, presidente do Mutirão fez a saudação a todos os presentes. Entre as autoridades civis estiveram presente a Sra Goverandora do Estado, Yeda Crusius, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Dep. Cherini, o Senador Pedro Simom e o prefeito de Porto Alegre, Fogaça. Autoridades religiosas como Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e referencial da Comunicação da CNBB, Dom Maria Celi, Presidente do Conselho para as comunicações sociais do Vaticano, entre outras. Ainda na noite de ontem, tivemos um programa televisivo (talk show) sobre o tema central, Processos de comunicação e cultura solidária com a presença de Ismael Gonzaléz, Fernando Montúfar, Beto Almeida e Carlos Augusto dos Santos, sendo entrevistados por Lauro Quadros e Washington Uranga. O mutirão segue com inúmeras atrações. Maiores informações no site www.muticom.org

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nova lei do aluguél e administração do Passo de Torres

A nova Lei do Inquilinato, sancionada em dezembro pelo presidente Lula, entrou em vigor no dia 25 de janeiro. As principais mudanças estão relacionadas aos fiadores e ao despejo por não-pagamento. O "Revista Maristela" de número 822, primeiro deste mês e desta semana, recebeu a visita do advogado, Dr. Moacir Alves que abordou este assunto. Nossa segunda pauta veio com o prefeito de Passo de Torres, Valmor Pereira de Souza que falou sobre a situação politica adminstrativa do município. Valmor assumiu a prefeitura por ordem da justiça em 18 de junho de 2009, quando foi caçado o prefeito alemão e segue administrando até nova decisão do Tribunal. Ele falou também da programação da festa de Nossa Senhora dos Navegantes que acontece amanhã a tarde.
Que tal a novidade na lei do inquilinato?
E a prefeitura do Passo de Torres?