quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Animais na praia

Dias atrás li uma coluna em um jornal de nossa cidade onde o colunista falava com certa indignação sobre a presença de carros na beira da praia, inclusive fazendo citações das leis de transito e de todos os perigos e danos para o meio ambiente.
Esta não deixa de ser uma boa discussão. Creio que seja possível criar um espaço em nossa vasta orla marítima para carros, pescadores, surfistas e banhistas. Basta organização, respeito e exigência de cumprimento das leis pelas autoridades competentes. Em algumas praias temos estes espaços delimitados e parece que funcionam bem.
Todavia o que me deixa mais indignado e vejo que pouco se fala e faz a respeito disso, é quanto aos animais na praia. Já conversei por mais de uma oportunidade com veterinários e me disseram que animal na beira da praia é perigo de doenças não somente para as pessoas, mas também para os animais.
Parece que existe uma lei municipal que proíbe a presença de animais na praia, mas quem deve exigir que a lei seja cumprida? E em nossas “praias do sul” já tão abandonadas, como conscientizar as pessoas para que deixem seus animais em casa e assim evitem levar doenças para as pessoas e para os animais?
Tenho circulado muito pela praia Paraíso, Real, Estrela do Mar e Webber e é impressionante o número de cachorros que estão na beira da praia e tomando banho no mar. Nada é feito. Nem placas de orientação existem e o povo também não colabora. É complicado, mas precisamos ser otimistas e acreditarmos em campanhas de conscientização, diálogos, orientações e ajuda de todos para termos praias mais limpas e saudáveis. A praia é de todos nós e todos devemos zelar por ela..
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário