sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

JESUS É RECONHECIDO POR TODOS OS POVOS

O Evangelho deste final de semana (Mt 2,1-12), festa da Epifania, ou festa do Reis Magos, como é conhecida, temos Jesus manifestado a todos os povos.
Epifania, palavra de origem grega, significa manifestação externa, aparecimento. No mundo helenista, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, induz a uma interpretação gloriosa deste nascimento.
A narração de Mateus é uma reconstrução literária de episódios bíblicos antigos, apresentados como que se realizando no tempo do narrador. Mateus narra a visita dos magos no sentido de associar o nascimento de Jesus a uma profecia de Isaías, segundo a qual as várias nações pagãs trarão tesouros, ouro e incenso ao Templo de Jerusalém.
Jesus é apresentado como a luz e a glória de Deus para o povo de Israel, sendo a ele que os povos vêm em adoração, em uma perspectiva universalista, a qual está presente também na teologia paulina. A menção da estrela que guia os magos é uma alusão à estrela de Jacó que, depois, se transformou na estrela de Davi, com seis pontas e doze lados, associando Jesus ao messianismo davídico.
Assim também se dá com o nascimento em Belém, que era tida como a terra de origem de Davi. Em todos estes acentos messiânicos, o evangelista Mateus, os fazia para convencer sua comunidade de cristãos originários do judaísmo que em Jesus se realizavam as suas expectativas messiânicas, conforme a tradição do Antigo Testamento. Além do mais, a narrativa abre espaço para acentuar a crueldade do rei Herodes, o Grande, com o episódio seguinte da matança das crianças de Belém.
Do ponto de vista histórico, a manifestação de Jesus ao mundo acontece a partir do início de seu ministério, o que se dá com o seu batismo por João Batista. Com o anúncio da chegada do Reino dos Céus, Jesus revela Deus como Deus do amor para todos os povos, sem exclusões. O encontro com Deus se dá no desapego da riqueza e do poder, e em toda ação a favor da vida e da paz. A propósito, percebemos esse Deus amor revelado por Jesus Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário