quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fisioterapia Motora e Deglutição Pós-AVC

O "Revista Maristela" de número 754, quarto desta semana abordou a temática da saúde. Na primeira pauta tivemos a presença da fisioterapeta Rita de Cássia Yegger, falando sobre a fisioterapia motora. O avanço progressivo da humanidade demonstra o auto índice de traumas mecânicos, independente da causa, determinando o aumento das mortes ditas violentas, hoje em dia são classificadas como principais causas de óbito e seqüelas na população abaixo de 45 anos de idade. Quem não morre, vitima destas fatalidades, na maioria das vezes, apresenta seqüelas motoras, ou seja, dificuldades de movimento. Para trabalhar com essas dificuldades, Rita insistiu na importância do tratamento com o profissional indicado. Nossa segunda pauta, veio com a fonoaudióloga Paula Reck Rodrigues, falando sobre a deglutição, ou seja, dificuldade de engolir, pós AVC. Ela insistiu nos cuidados de saúde para evitar o AVC e o tratamento indicado na recuperação. Falou também da importância da família e do acompanhamento das pessoas próximas com muito cuidado e carinho.
O que dizer sobre a fisioterapia motora?
E sobre deglutição pós AVC?
Deixe aqui seu recado.

6 comentários:

  1. Os profissionais da fisioterapia são imprescindíveis. Que bom que estes temas estão sendo abordados.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa as entrevistas padre. Como o senhor domina tantos assuntos. E as entrevistadas, que simpatia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto desses temas de saude educacional. Parabéns por fazer um programa com formação nessa área e a animação que o pe. Leonir coloca é única. A rádio maristela está no caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu programa Pe. Leonir, Parabéns!
    Gosto da sua animação e forma que conduz as entrevistas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito quando a fono falou da importancia do carinho e do amor para com os pacientes. Acho que isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desta fono. Ela fala com muita clareza. Parabéns!

    ResponderExcluir