sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eles marcam nossas vidas

Hoje ocupo este espaço para fazer um breve questionamento. Que tal responder rapidamente: Quem ganhou o último premio Nobel da paz? Quem foi o grande ganhador do Oscar? Ou ainda, quem é a miss Brasil? Ou talvez, que ano mesmo, o Brasil ganhou o penta? Com certeza, não conseguimos responder sem pesquisar estas questões. Agora se pergunto Qual o nome de três professores que fizeram parte de sua vida? Bem mais fácil, não é? Faço este questionamento para mostrar a importância destas pessoas que não suficientemente valorizadas. Neste dia 15 de outubro, dia do professor, nossa homenagem, respeito, amor e carinho para com estes bravos heróis de nossas vidas.
Para reforçar isso uma “historinha” de professor.
Um professor pegou um pote de barro e chamou seus alunos. Colocou algumas pedras muito grandes dentro do pote e perguntou-lhes: O pote está cheio? Eles responderam: Sim! O professor pegou uma sacolinha cheia de pedregulhos e a virou dentro do pote, e tornou a perguntar: E agora, o pote está cheio? E eles responderam: Sim, professor. Desta vez o pote está totalmente cheio. O professor, então, pegou uma lata de areia e a derramou dentro do pote. A areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e os pedregulhos. Num ímpeto, os alunos se adiantaram: Pronto! Agora acabou, professor. Não é possível colocar mais nada nesse pote! O professor respondeu-lhes com um sorriso e virou uma jarra d’água dentro do pote, que, encharcando a areia, desapareceu.
Depois disso, pegou outro pote de barro e pediu que um aluno repetisse a experiência, mas na ordem inversa. No momento de colocar as pedras grandes, estas não couberam no vaso, pois parte dele já havia sido preenchido por coisas menores. Daí a sabia conclusão: “O pote de barro é a nossa vida; a nossa disponibilidade de tempo é o que cabia no pote. As pedras grandes são as coisas realmente importantes da vida: o seu crescimento pessoal e espiritual e seu relacionamento com a família, escola e amigos. Se você der prioridade a isso e se mantiver aberto para o novo, as demais coisas ajudarão por si: seus afazeres diários, bens e direitos materiais, lazer e todas as demais atividades menores que completam a vida. No entanto, se você preencher sua vida com coisas pequenas, as coisas realmente importantes nunca terão espaço suficiente em sua vida”.
Parabéns professores e que Deus os abençoe nesta nobre missão.

Um comentário: