sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O DOM DE SERVIR

Agosto, para alguns o mês do desgosto, outros o mês do cachorro louco. Nada disso. Agosto é o mês das vocações. Entendemos vocação, como chamado de Deus para o serviço. Dons, talentos, qualidades e virtudes para doar-se em favor do outro, no caso da igreja, para a comunidade dos irmãos. Desse modo, cada final de semana, deste mês, refletimos sobre um jeito de responder a este chamado na comunidade igreja. Neste primeiro final de semana, lembramos da vocação sacerdotal, ou como o povo fala, a vocação do padre.
Uma história bem conhecida resume não só a vocação sacerdotal, mas a vocação à vida e uma vida de doação em favor daqueles que mais precisam.

Em certa região, havia um fazendeiro que ganhava todos os prêmios dos concursos de Milhos. Joaquim, jornalista do lugar foi entrevistá-lo e descobriu que ele compartilhava as suas sementes de milho com os vizinhos. Curioso perguntou:
- Como compartilha as suas melhores sementes de milho com seus vizinhos se está a competir com eles?
- Por quê? Não sabes? O vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho. Para continuar a cultivar milho bom tenho que ajudar meus vizinhos a cultivarem milho bom.

Que o bom milho seja cultivado em todos os ambientes e que tenhamos a preocupação de levar esta boa semente como resposta ao chamado que Deus nos faz de sermos seus colaboradores na semeadura do amor, da paz, da alegria e da esperança.
Parabéns a todos os sacerdotes, que a cada dia assumem sua vocação e missão de ser presença real e viva de Jesus no meio do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário