quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Este é o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul..."

Estamos vivendo mais uma vez os festejos farroupilha, fazendo memória de nossa história, tradição e orgulho de sermos gaúchos. De fato, o Rio Grande é diferente dos outros estados brasileiros. Dias atrás, me deparei com um texto de Arnaldo Jabor, que passo a reproduzir alguns trechos.

Recentemente estive em Porto Alegre, onde pude apreciar atitudes com as quais não estou acostumado, paulistano que sou. Um regionalismo que simplesmente não existe em São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém. No Rio Grande do Sul, palestrando num evento, a surpresa. Abriram com o Hino Nacional, todos de pé, cantando. Em seguida anunciaram o hino do Rio Grande. Fiquei curioso! Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa todo mundo canta a letra! “Como a aurora precursora, do farol da divindade, foi o vinte de setembro, o precursor da liberdade”
Em seguida, um casal sentado ao meu lado prepara um chimarrão, com garrafa de água quente e tudo e oferece aos que estão em volta. Durante o evento a cuia passa de mão em mão, até para mim oferecem. Eu fico pasmo, todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade, ao qual eu, paulista, não estou acostumado.
Fiquei imaginando, "quem é que sabe cantar o hino de São Paulo, aliás...você sabia que São Paulo tem hino?

É um bonito reconhecimento de alguém do centro do país que percebe em nosso estado e em nosso povo algo diferente. É muito bom ser gaúcho! É bom cultivar nossas lidas e costumes e buscar em nossa história motivações para seguir “peleando”. “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

6 comentários:

  1. Muito verdadeiro mesmo!!!
    É isso! O Rio Grande é nosso país!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito bom ser gaúcho!!!
    Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!!

    ResponderExcluir
  3. Viva o Rio Grande do Sul!!!
    Parabéns pela matéria!!! Muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo!!!
    É bom ser gaúcho!!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí gurizada!
    Viva o Rio Grande do Sul! Nossa pátria, nosso país!

    ResponderExcluir
  6. O Rio Grande é demais!
    Esse é um santo orgulho!!
    Dale Pampa Gaucho!!

    ResponderExcluir