Estamos vivendo mais uma vez os festejos farroupilha, fazendo memória de nossa história, tradição e orgulho de sermos gaúchos. De fato, o Rio Grande é diferente dos outros estados brasileiros. Dias atrás, me deparei com um texto de Arnaldo Jabor, que passo a reproduzir alguns trechos.
Recentemente estive em Porto Alegre, onde pude apreciar atitudes com as quais não esto
u acostumado, paulistano que sou. Um regionalismo que simplesmente não existe em São Paulo que, sendo de todos, não é de ninguém. No Rio Grande do Sul, palestrando num evento, a surpresa. Abriram com o Hino Nacional, todos de pé, cantando. Em seguida anunciaram o hino do Rio Grande. Fiquei curioso! Como seria o hino? Começa a tocar e, para minha surpresa todo mundo canta a letra! “Como a aurora precursora, do farol da divindade, foi o vinte de setembro, o precursor da liberdade”
Em segu
ida, um casal sentado ao meu lado prepara um chimarrão, com garrafa de água quente e tudo e oferece aos que estão em volta. Durante o evento a cuia passa de mão em mão, até para mim oferecem. Eu fico pasmo, todos colocando a boca na bomba, mesmo pessoas que não se conhecem. Aquilo cria um espírito de comunidade, ao qual eu, paulista, não estou acostumado.
Fiquei imaginando, "quem é que sabe cantar o hino de São Paulo, aliás...você sabia que São Paulo tem hino?
É um bonito reconhecimento de alguém do centro do país que percebe em nosso estado e em nosso povo algo diferente. É muito bom ser gaúcho! É bom cultivar nossas lidas e costumes e buscar em nossa história motivações para seguir “peleando”. “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.
Muito verdadeiro mesmo!!!
ResponderExcluirÉ isso! O Rio Grande é nosso país!!!
É muito bom ser gaúcho!!!
ResponderExcluirSirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!!
Viva o Rio Grande do Sul!!!
ResponderExcluirParabéns pela matéria!!! Muito boa mesmo!
Isso mesmo!!!
ResponderExcluirÉ bom ser gaúcho!!
É isso aí gurizada!
ResponderExcluirViva o Rio Grande do Sul! Nossa pátria, nosso país!
O Rio Grande é demais!
ResponderExcluirEsse é um santo orgulho!!
Dale Pampa Gaucho!!