sábado, 25 de junho de 2011

O QUE É PRIORIDADE EM NOSSA VIDA?

O evangelho deste final de semana (Mt 10, 37-42), 13º domingo do Tempo Comum, traz a prioridade absoluta de Jesus Cristo como valor maior em nossas vidas. O capítulo 10 de Mateus reúne ditos e sentenças esparsas de Jesus que orientam as comunidades em sua ação missionária, em suas varias situações.
Jesus trouxe a paz a seus discípulos, porém os poderosos da terra não a aceitaram, respondendo com a violência. Com uma citação do profeta Miquéias, Mateus aponta rejeições dentro da própria família. A seguir vem o acento sobre a adesão a Jesus acima de qualquer outro vínculo, seja o familiar, sejam os vínculos com o mundo, com seus critérios de segurança e sucesso.
Por fim, a característica da missão: o discípulo que anuncia todas estas coisas é o próprio Jesus presente no mundo. O amor a Jesus deve estar acima do amor à família. Os laços familiares representam os vínculos mais fortes do amor-fidelidade. O amor a Jesus deve ser prioritário em relação a estes laços familiares. Com certeza Jesus não quer fazer pouco da família, muito menos negar sua importância. Todavia, vem libertar dos laços familiares tradicionais, que refletem mais os interesses terrenos do que o projeto de Deus, pela comunicação do amor divino abrangente, alem dos limitados laços consanguíneos.
Seguir Jesus supõe um compromisso destemido, na libertação dos vínculos com o mundo submisso aos poderosos. Tomar sua cruz significa o testemunho de amor e libertação que não se intimidará mesmo diante das ameaças de morte da parte dos poderosos que oprimem e exploram o povo. Colocar Jesus como prioridade é optar por seus ensinamentos como os maiores valores e buscas de nossa vida. A propósito, o que é prioridade em nossa vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário