quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Uma vida de amor e doação

O mês vocacional segue neste final de semana, com a reflexão sobre a vocação dos religiosos e religiosas. Os irmãos e irmãs, que através de uma vida de consagração, dedicam-se a um projeto maior que suas próprias vidas. Eles estão nas Pastorais da Igreja, hospitais, escolas, creches, asilos, etc. Tendo o ideal de vida, inspirados na vida de um fundador ou fundadora, dedicam sua vida a causa do evangelho.
Para muitas pessoas, difícil de entender como alguém pode renunciar a tantas coisas em favor de uma causa como esta. Deparei-me com uma pequena história verdadeira, acontecida na Argélia, norte da África, que talvez possa nos ajudar a entender.

Um turista americano foi visitar um famoso leprosário. Ficou muito impressionado tanto com os doentes, como com as irmãs que lá trabalhavam. E então se dirigindo a uma delas disse:
- Olha irmã, eu não queria ficar aqui nem que me dessem dois mil dólares por mês. É horrível!
- O senhor tem toda razão. Nem eu ficaria nesse trabalho, mesmo que me oferecessem 10 mil dólares por mês.
- Então, quanto ganha por este trabalho?
- Absolutamente nada, senhor!
O turista ficou encabulado. Entre surpreso e incrédulo, perguntou:
- Mas, por que, então, a senhora sacrifica aqui, precisamente aqui, toda a sua juventude?
A irmã, com toda a simplicidade, pegou o crucifixo que trazia no peito, beijou-o com respeito e respondeu:
- Por amor a ELE, que viveu, morreu e ressuscitou por amor deles e por mim.

O fato nos faz refletir sobre o trabalho de tantos irmãos e irmãs, nas mais diversas realidades. São verdadeiros testemunhas de Jesus Cristo. Nossa homenagem, carinho, respeito e orações à todos os religiosos e religiosas que doam sua vida em favor da vida de tantas pessoas. Que Jesus Cristo, nosso mestre e senhor, seja sempre força e amparo em todos os momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário