quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brincando se aprende

Já faz algum tempo que em nossa paróquia em Vila São João, temos a alegria de ter crianças atuando em nossa igreja. Desde março de 2007, quando as meninas começaram a atuar como coroinhas, o número cresceu e nossa igreja ficou mais, linda, sorridente e feliz.
Este ano, uma nova realidade nos encheu de alegria. Graças a disponibilidade de um professor de música, (o professor Rogério), começamos um grupo de violão e canto. Com a ajuda de muitas pessoas este fo
i se organizando e vem crescendo a cada dia.
Na quinta feira, dia 24, tivemos um momento maravilhoso. Uma integração promovida pelos pais e coordenadores dos dois grupos, (coroinhas e grupo de violão e canto), onde tivemos muita agitação, alegria e confraternização. Aliado a isso, dois aspectos maravilhosos foram muito bem trabalhados. Primeiro, o sentido de grupo, da importância de cada um no todo, da entre ajuda, da amizade e da solidariedade. Isso foi muito bem trabalhado pela tia Keka e suas ajudantes, nas tantas brincadeiras realizadas. O segundo aspecto que contribuiu, foi a presença marcante de alunos e professores do curso de historia da Ulbra, que, de uma forma alegre e divertida, apresentaram uma peça teatral narrand
o a história do descobrimento do Brasil.
Essa forma de brincar é a mais sábia para ensinar. A criançada se divertiu “a beça” e com toda certeza aprendeu muito também. Só temos a agradecer as pessoas que conseguem, na correria de suas vidas, arrumarem tempo para ajudar os outros, neste caso, fazer a alegria da criançada. Nosso muito obrigado a todos que estão colaborando com nosso grupo de coroinhas e grupo de violão e canto. Nosso agradecimento especial também ao curso de história da Ulbra, pela gratuidade do trabalho e o modo de ensinar com alegria e humor.
Esta realidade nos faz pensar. E as crianças que você conhece, participam de alguma atividade como essa? O que elas fazem nos momentos que não estão na escola? Que tal ocupá-las com atividades como estas e diminuir as horas de televisão, vídeo-game, internet?
Pense nisso!

3 comentários:

  1. Lindo trabalho!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa ideia. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  3. As crianças precisam ter ocupação com coisas boas e qualidade de vida.

    ResponderExcluir