quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma vida de doação

Estamos nos aproximando do mês de agosto, para alguns o mês do desgosto, outros o mês do cachorro louco. Nada disso. Agosto é o mês das vocações. Entendemos vocação, como chamado de Deus para o serviço. Dons, talentos, qualidades e virtudes para doar-se em favor do outro, no caso da igreja, para a comunidade dos irmãos. Desse modo, cada final de semana, deste mês, refletimos sobre um jeito de responder a este chamado na comunidade igreja. Neste primeiro final de semana, lembramos da vocação sacerdotal, ou como normalmente o povo fala, a vocação do padre.
Dias atrás, me deparei, com esta pequena história, que a meu ver resume, não só a vocação sacerdotal, mas a vocação à vida e uma vida que leva a doação e serviço em favor do outro.

Em certa região, havia um fazendeiro que ganhava todos os prêmios dos concursos de Milhos. Joaquim, jornalista do lugar foi entrevistá-lo e descobriu que ele compartilhava as suas sementes de milho com os vizinhos. Curioso perguntou:
- Como compartilha as suas melhores sementes de milho com seus vizinhos se está a competir com eles?
- Por quê? Não sabes? O vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho. Para continuar a cultivar milho bom tenho que ajudar meus vizinhos a cultivarem milho bom.

Que o bom milho seja cultivado em todos os ambientes e que tenhamos a preocupação de levar esta boa semente como resposta ao chamado que Deus nos faz de sermos seus colaboradores na semeadura do amor, da paz, da alegria e da esperança. Pense nisso!

Um comentário:

  1. Que pena que o mundo não pensa assim. É uma guerra, onde ninguem ajuda ninguém.

    ResponderExcluir