quinta-feira, 22 de julho de 2010

Grupo de jovens, uma alternativa

Uma canção do Pe. Jorge Trevisol, em seu refrão, assim nos diz: “Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar”. Começo citando esta música, porque expressa a importância da juventude, com sua alegria, vigor e dinamismo, características de um Deus alegre, amoroso e misericordioso.
Hoje se fala muito das dificuldades, da falta de comprometimento e desrespeito dos jovens. Percebemos diariamente os jovens envolvidos com drogas, alcool, perdidos em roubos, assassinatos e tamanhas formas de violências que ficamos escandalizados. Em alguns momentos, parece que nosso mundo enlouqueceu e que a juventude é nossa maior vítima.
Uma alternativa para combater estas barbáries é oferecer algo diferente para nossos jovens. É preciso educação, esporte, oportunidades de trabalho e religiosidade. Oração, fé, religiosidade, não é coisa para mulher ou idoso. O sentimento religioso faz parte da essência do ser humano e daí a necessidade de cultivo e comprometimento.
Nossa região pastoral de Torres e Três Cachoeiras têm algo para oferecer a nossos jovens. Alegramos-nos com os 14 grupos de jovens que temos em nossa região, que semanalmente se reúnem para refletir, rezar, confraternizar e expressar sua religiosidade na comunidade igreja. Estes jovens estão preparando um retiro de três dias, que é realizado todos os anos, e tem por objetivo proporcionar aos jovens, um momento forte de encontro pessoal com Jesus Cristo, valorizando a vida, a família e a comunidade. Neste ano, o trabalho com os grupos se expandiu, e pela primeira vez teremos jovens da paróquia da Catedral de Osório, fazendo que o encontro saia da nossa região pastoral e ganhe uma dimensão maior. Este retiro vai acontecer neste final de semana e mais de 100 jovens estarão participando.
Podemos ter certeza, que o jovem que participa destas atividades e cultiva sua fé com seus amigos num grupo bom e sadio, não irá se envolver com drogas, bebedeiras, roubos, violências e assassinatos. Por isso, pais e mães, incentivem seus filhos a participarem destas atividades e com toda certeza, seus filho e filhas estarão num bom caminho. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário