terça-feira, 30 de março de 2010

Eu ou Nós?

No dia 19 de novembro do ano passado, nossa igreja matriz da vila São João foi totalmente danificada, com o temporal que ocorreu em nossa região. Nossas celebrações passaram a serem realizadas no salão paroquial, e desde aquela data, nos empenhamos em reconstruir nossa igreja. Foram quatro meses de muitas reuniões, diálogos, conversações e buscas para ver a melhor forma de termos nossa igreja reconstruída.
No final de semana que passou entramos de novo na Igreja, ainda não totalmente arrumada, mas já em boas condições. Para que isso acontecesse tivemos ajuda de inúmeras pessoas. Foi maravilhoso perceber que existem pessoas de coração generoso, que se doam e são capazes de colocar o comunitário na frente do pessoal. Entendem que a igreja não é do padre ou do bispo, pois eles estão de passagem pela comunidade. Aliás, todos nós estamos de passagem. Nossas construções estão para nos servir e nos ajudar a melhor louvar aquele que é autor e principio de tudo.
Ao vivenciarmos mais uma semana santa, estamos tendo oportunidade de refletir sobre nossa vida, nossos valores e alicerces. Ao vivenciarmos a paixão, morte e ressurreição de Jesus, podemos nos deixar questionar. O que é mais importante em minha vida? No que gasto minhas energias? Vivo em função do “eu” ou do “nós”?
Muita gente de nossa comunidade da vila São João deu essa resposta comunitária. Sei que em muitas comunidades tem pessoas também respondendo positivamente a estas interrogações. Todavia, o questionamento está aí e pode nos inspirar para renascer, revigorar, ressuscitar para algo novo e melhor nesta passagem da morte para a vida que celebraremos neste final de semana.
A todos que acreditam na vida, que colocam sua vida no projeto comunitário, que priorizam o “nós” em detrimento do “eu”, uma feliz, santa e abençoada Páscoa, e o desejo de que Jesus Ressuscitado seja presença viva na sua vida, e por conseqüência na vida de cada um de NÓS.
FELIZ PÁSCOA!!!

2 comentários:

  1. É questão de principio e maneira de agir. Colocar o outro como importante e sair do próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  2. Bonita história Pe. Leonir!`Parabéns!

    ResponderExcluir