quarta-feira, 16 de março de 2011

Na Contra Mão

Visitando algumas famílias na semana passada, me deparei com uma realidade, característica do mundo globalizado e individualizado que vivemos. Nossas famílias estão cada vez com menos gente e com mais coisas. A dez, vinte ou trinta anos atrás era o contrario. Havia mais pessoas e menos coisas em nossas residências. Saímos do coletivo para o individual. Foi-se o tempo onde a família conseguia sentar junto ao menos nas refeições, ouvir radio, ou ver televisão juntos. Hoje é o “meu” celular, “meu” vídeo- game, “minha” televisão e para muitos também o “meu” carro.
Lembro muito bem, quando criança, no interior de Planalto, onde fui criado (Norte do Rio Grande do Sul) que ao acordar pela manhã o chimarrão já estava pronto e entravamos na roda para depois tomar café. O mesmo acontecia no final da tarde, depois de um dia de trabalho. A roda de chimarrão estava formada antes do jantar.
Correria e falta de tempo – Estes fatos não vemos mais em nossos dias. Os horários de trabalhos são diferentes, os interesses são outros, o computador, a internet, a televisão, o vide-game não permitem que as pessoas que moram na mesma casa tenham momentos de diálogo e partilha de vida. Falta tempo, estamos sempre atrasados e os programas coletivos perderam espaços.
Na contra mão – Contudo nossa igreja segue apoiando e buscando estes valores. Estamos na contramão, pois insistimos na importância da vida comunitária, no valor dos grupos de famílias, na ajuda aos mais necessitados, nos estudos bíblicos, nos grupos de jovens, movimentos e pastorais que buscam o bem de todos e não a resolução dos “meus” problemas. Estamos na contra mão, pois entendemos que os avanços tecnológicos não podem suprimir os verdadeiros valores que aprendemos com tamanha sabedoria de nossos pais e avós e que continuam muito vivos e verdadeiros.
E você, o que pensa sobre isso? Como é a vida das pessoas que vivem na tua casa? Conhece bem e te relaciona com teus vizinhos e comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário