terça-feira, 22 de março de 2011

TERREMOTOS, TEMPORAIS, ENCHENTES: É O FIM DO MUNDO?

De vez em quando aparecem pessoas falando em final do mundo. Ontem ainda, uma senhora me parou na rua e perguntou: Padre, estes terremotos do Japão são sinais do fim do mundo? Está na Bíblia, Jesus disse que antes do fim iriam acontecer estas coisas, concluiu ela.
Parei e expliquei a ela que a Bíblia não é um livro de atas nem de previsões a cerca do que irá acontecer. Falei também que se o ser humano não tomar nenhuma providência, pode ser que um dia, daqui a milhões e milhões do ano, este mundo possa vir a acabar.
Catástrofes sempre existiram – Esta é uma grande verdade. Terremotos, temporais, secas, enchentes, sempre existiram. Talvez não com tamanha gravidade ou intensidade, mas sempre existiram sim. O que não existia era tamanha informação, de algo que acontece no outro lado do mundo e em fração de segundos todos já estão sabendo. Inclusive com imagens detalhadas dos fatos, como aconteceu recentemente no Japão.
Podemos fazer alguma coisa? – Claro que sim. Ou melhor, devemos urgentemente fazer algo. O planeta precisa de nossa ajuda. Como diz o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “A criação geme em dores de parto”. Geme sim e implora nossa ajuda. Poderíamos dizer, o que eu posso fazer diante de tamanha realidade? Lembro que o mar é feito de gotas de água, que as grandes ações começam pequenas e estas pequenas ações vão transformando a realidade. Assim não precisamos nos assustar, que o fim do mundo, entendido enquanto fim do planeta terra, deve estar muito longe, no entanto podemos fazer ações para tornar este mundo melhor, nossa comunidade melhor e uma vida melhor para todos.
O que estou fazendo para tornar o mundo melhor?
Pense nisso! E faça a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário