quarta-feira, 9 de março de 2011

Nosso planeta está morrendo

Com o tema, fraternidade e vida do planeta, a Campanha da Fraternidade 2011, traz o assunto para discussão. O lema da carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 8 versículo 22 quer chamar a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas. “A criação geme em dores de parto”.
O objetivo geral da campanha, que foi aberta na última quarta-feira de cinzas, 09 de março diz que quer “Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.
A pessoa humana no centro - A ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo Papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o Papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres.
Assunto para ser rezado e discutido - O debate sobre o tema será a tônica das celebrações durante o tempo da quaresma, bem como nos materiais de estudo dos grupos de famílias e atividades com catequese e escolas. E como gesto concreto, temos também a coleta da solidariedade, uma oportunidade de darmos um pouco do que temos em favor daqueles que mais precisam.
Como vamos viver este tempo de quaresma e Campanha da Fraternidade? Que contribuição vamos dar para melhorar nosso planeta?
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário