São Francisco de Assis, um dos maiores santos da Igreja Católica, escolhido numa pesquisa como o personagem do milênio (do ano 1000 a 2000), quando estava no final de sua vida, disse a seus companheiros: “Irmãos vamos começar de novo, pois até agora pouco ou nada fizemos”
Imagine a cena. Um homem com tamanhas obras realizadas, dizer isso no final de sua vida. Podemos achar isso exagerado, mas pode ser uma motivação para começarmos de novo todos os dias, e de modo muito especial neste começo de mês de março, quando muitas coisas recomeçam em nossas vidas.
Se pensarmos bem, a cada instante estamos começando de novo e a partir de nossas ações vamos construindo uma cadeia de relações novas e diferentes e dessas vão surgindo outras e mais outras...
Falo nisso, pois acabamos de viver dois meses um tanto diferentes do que a normalidade do ano. E para nós que somos de uma região litorânea isso é ainda maior. Acabaram as férias escolares, os trabalhos ou férias de verão e a vida volta a normalidade da maioria dos meses do ano.
Com que sentimento, vamos começar de novo? Ou como vamos começar de novo, o dia que temos hoje, todinho nosso para fazermos dele o que julgarmos melhor?
Com estas interrogações poderiam vir inúmeras outras com o intuito de ajudar na reflexão para a cada momento sermos e vivermos melhor. E isso não depende dos outros. Aliás, nosso mundo, nosso país, nosso estado, município ou comunidade, não depende dos outros. Depende de mim e de você. Como queremos ser? Como queremos nossa família, nosso trabalho, nossos vizinhos e a comunidade onde moramos?
Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário